Hobbit - J. R. R. Tollkien


Tudo bom galera? Como vocês estão? Bom, hoje vamos falar de um clássico da fantasia, Hobbit, o livro de Tollkien que foi feito para contar estórias para seus filhos. A estória acontece antes do acontecimento do Senhor dos Anéis e ocorre na 3ª era e vai até um pouquinho antes do fim dessa mesma era. 

A estória conta sobre Bilbo, um hobbit que vive muito bem e, incrivelmente, não gosta de aventuras. Então Gandalf aparece e o "puxa" para uma aventura, uma com perigos reais, com orcs, dragões e anões. Literalmente diferente de tudo, TUDO, que o Bilbo já tinha sonhado em passar. Quando era criança ele já tinha ouvido falar sobre muitas aventuras e guerras, principalmente a guerra onde seu ancestral, um hobbit tão grande que consegue montar um cavalo de verdade, participou. Isso foi o principal motivo que fez o Bilbo aceitar essa aventura.



Na história da Terra-Média (como é conhecido o local onde se passa as estórias) a terceira era começa com a derrota de Sauron e a tomada do UM anel (aquele do filme do senhor dos anéis). Nessa era, as pessoas meio que viviam em paz, poucas coisas malignas existiam, apesar de estarem sempre presentes na espreita. Além de uma força do mal e do cenário típico medieval, o livro traz muitos elementos clássicos das fantasias, como raças diferentes, poderes, magias e seres míticos. Isso da um envolvimento maior para os fãs desse tipo de literatura.  

Bilbo vai se desenvolvendo tanto nas habilidades quanto no seu modo de ver a vida. Foi um dos personagens, na minha opinião, que mais melhorou o seu "eu". Ele deixa de ser o medroso egoísta e passa a ser o sagaz que pensa como resolver o problema de todos. E isso também é retratado no filme, o que é algo bem genial pois , de novo na minha opinião, é um dos pontos principais da estória.




Há quem diga que o filme foi melhor que o livro, pois há mais ação, há mais aventura em si. Bom, eu não penso assim, o livro é muuuuuuuito bom!!! Um dos melhores livros que eu tive o prazer de ler, o filme...bom, ele tem seus defeitos ( personagens que não existem, cenas e lutas que não existem e são desnecessárias e exageradas como se mostrasse que a única coisa que tem no filme são as lutas) mas ainda assim é um filme bom. Porém, não supera o livro, não no entendimento da Terra-média, que é algo bem maior que os filmes tentam mostrar, não no sentimento que a estória te da, não no modo como são resolvidos os problemas e no desfecho dele para a próxima estória. Mas respeito quem diz que o livro é melhor pois imagino que a pessoa esteja procurando uma aventura com ação, e não somente uma aventura.

O livro conta coisas que não entendemos direito no filme, como o nome das espadas, e o caso do trolls ( não vem, não tem spoiler, o livro é quase do tempo que seu vô tinha 30 anos, já teve tempo de ler umas 3 vezes kkk). E você consegue notar no livro o quão genial foi o Peter Jackson( diretor dos dois filmes que deram vida aos livros) pois ele consegue passar a identidade do Tollkien, apesar de violar certas coisas. Você consegue ler e ouvir as músicas do filme, ou imaginar os cenários mas vendo como tudo tem sentido (diferente de livros como percy jackson).

O Hobbit tem uma narrativa bem fácil, parece com conto de criança, só que bem mais sério que isso. E tem algumas imagens a cada capítulo que mostra como você deve imaginar a situação em questão. Existem várias capas, cada uma mais linda que a outra. 


Então é isso pessoal, espero que tenham curtido a resenha, tenham vontade de ler (caso não tenham lido) e que comentem aqui o que acharam do livro, do filme, até do Senhor dos Anéis. Podem, se quiser, pedir dicas ou pedir opinião. Eu recomendo o livro e o filme, e garanto que vocês irão amar. Também recomendo o livro do Senhor dos Anéis e Silmarilion. 

Até a próxima pessoal, fiquem ligados nas resenhas do blog.

Comentários

  1. Nunca li :)
    Segui o blog, beijinhos
    Aqui fica o meu, www.prettyinpinkmc.blogspot.pt

    ResponderExcluir

Postar um comentário